domingo, 10 de fevereiro de 2019

Onde morreu D. Sebastião?



Onde morreu D. Sebastião?

Aos alunos das nossas escolas, continua a ensinar-se, que o nosso rei-menino, o Deslumbrado, morreu gloriosamente em Alcácer Quibir.
Ora, na minha digressão por Marrocos, o nosso guia local, o Sr. Abdulá, formado em História, afirmava categoricamente, que não. Que o Rei D. Sebastião, não morreu na batalha, e nem sequer morreu em Marrocos.
Perplexo, não lhe dei crédito…
Mas, por volta do ano 2003, chegou-me às mãos, um número da revista de História Clio, de Barcelona, que me surpreendeu.
Apresentava uma historiadora, um trabalho acerca d’um misterioso personagem português, designado como: “O Cavalheiro de Oliveira”, personagem que ninguém conhecia, mas que falecera na cidade Italiana de Pavia, em cujo castelo estivera sequestrado ou, simplesmente preso.
Com o artigo acerca do misterioso personagem, a modos de ilustração, uma pintura, fotografia, que o apresentava. A imagem surpreendeu-me. Quase se identificava com a figura do Imperador Carlos V, pintado ou retratado, pouco antes da morte, no mosteiro de Yuste, na cidade estremenha da Cáceres. No princípio confundi as duas imagens. Mas, a autora do trabalho apresentava-a como sendo a fotografia do homem que falecera em Pavia.
Eu concluí então, que esse homem tão parecido com Carlos V, só podia ser D. Sebastião, neto do Imperador e, por isso, com ele parecido. Tanto que quase se identificava.
Peço, pois perdão ao guia Abdulá, por não ter acreditado nele; e quem me leia, que tire as suas conclusões…
Se o misterioso “Cavaleiro de Oliveira”, morto em Pavia, for o Rei Sebastião, neto de Carlos V e sobrinho de Filipe II de Espanha, então o nosso D. Filipe I, foi um usurpador e um oportunista…

Anselmo Vieira

03-02-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário